Produtores de queijo do Sul de MG adotam cautela à abertura do mercado chinês para o setor

01/08/2019
Produtores de queijo do Sul de MG adotam cautela à abertura do mercado chinês para o setor

Produtores de queijos artesanais e industriais do Sul de Minas ainda observam com cautela o anúncio do Ministério da Agricultura que a China vai abrir mercado para a exportação de produtos lácteos brasileiros como leite em pó e queijos. Apenas 24 indústrias do país estarão habilitadas a exportar para o mercado asiático.

Por enquanto, nenhuma indústria do Sul de Minas faz parte da lista dos autorizados a exportar. Mas a expectativa é que essa abertura possa beneficiar produtores locais no futuro.

Artesanais aguardam regulamentação
No dia 18 de julho, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta a Lei do Selo Arte, que cria regras para a venda de alimentos artesanais, como queijos, mel e embutidos no Brasil. Com a publicação das regras, os produtos poderão ser vendidos em diferentes estados.

No entanto, os produtores ainda aguardam a regulamentação da Lei Estadual 23.157, que dispõe sobre a produção e comercialização dos queijos artesanais de Minas Gerais. É a regulamentação dessa lei que vai delimitar como será a inspeção estadual sobre os produtos artesanais, em consonância com a Lei do Selo Arte, que é federal.

Fonte: Lucas Soares, Régis Melo e Fernanda Rodrigues, G1 Sul de Minas